Big Bang Machine – O Universo da Inteligência Artificial
Emanoelle Antônia Bueno de Siqueira
Emanoelle foi o grande destaque do DBA BRASIL 3.0!
Emanoelle Antônia Bueno de Siqueira, tem 19 anos, formada no técnico em Informática para internet pela Etec Santa Isabel em 2016; graduada em Banco de dados pela FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista) – 2018; cursando Engenharia Mecatrônica pela FIAP.
Possui experiência em manipulação, extração, modelagem, análise, gerenciamento e estruturação de dados, com domínio de administração em banco de dados relacionais e não relacionais, aptidão em ambiente de Big Data e ecossistema Hadoop. Domínio em Machine Learning, análises de dados com R e Python, juntamente com Ferramentas de ETL e processamento massivo de dados.
Engenheira de dados na empresa Everis, atua na ingestão, análise e tratamento de dados.
Atuou como desenvolvedora SQL em empresa de TI especializada em Seguros, Resseguros, Capitalização e Previdência, no desenvolvimento, manutenção e manipulação de bases de dados utilizando Transact-SQL (T SQL); empresa de inovação como estagiária de Business Intelligence no apoio ao desenvolvimento de projetos utilizando ferramentas ETL.
Ministrou palestras, como: “Caminhada Profissional” na instituição ETEC de Santa Isabel – 2016; “O poder dos dados na era da informação – Machine Learning” – na empresa I4PRO – Insurance for Professionals e no evento DBA BRASIL 3.0 – 2018.
Big Bang Machine – O Universo da Inteligência Artificial
Em tempos remotos o ser humano a partir de suas necessidades realizou descobertas imprescindíveis para a construção da tecnologia, sendo capaz de transformar a humanidade em todos os aspectos, que culminou na evolução tecnológica jamais vista pela civilização.
E neste século presenciamos o poder das tecnologias disruptivas na era na Quarta Revolução que impactam diretamente as grandes tomadas de decisões, na busca implacável por conhecimento e que transformam o mundo a cada instante.
A Inteligência Artificial é um dos grandes pilares dessa revolução sendo um campo da ciência da computação em que máquinas realizam tarefas como a mente humana, tais como aprender e raciocinar.
Tudo o que sabemos e compreendemos por tecnologia, teve sua origem nos séculos passados que culminaram em que vivemos atualmente; a Inteligência Artificial é consequência de toda a evolução das máquinas, da ciência, da matemática e do grandes volume de dados e toda a era tecnológica teve um início, a qual para entendermos a importância e o impacto no futuro precisamos entender o Big Bang das máquinas, o universo por trás de tudo o que sabemos e dominamos e o impasse para alcançar a expansão dos conhecimentos da Quarta Revolução.
Em 1927 Georges Lemaître um astrônomo, propôs o Big Bang ou a grande explosão que remete a teoria do desenvolvimento inicial do universo a partir da explosão de uma única partícula.
Entretanto, a Inteligência Artificial é como a grande explosão dos conhecimentos científicos e tecnológicos, com 4 pilares Explosão, observação, Evolução e expansão.
Sua explosão ao ponto que conhecemos hoje como inteligência artificial foi detalhado em um congresso pelo professor John McCarthy em 1956, Observada através de mais de 50 anos, a Inteligência Artificial foi estudada e com aplicação de vários conceitos pode evoluir para diversos campos como: Machine Learning, Deep Learning e Processamento de Linguagem Natural, a qual se expande em técnicas muitas vezes incompreensíveis para os padrões de algoritmos complexos já criados.
O tema: Big Bag Machine – O Universo da Inteligência Artificial, trará o surgimento dos primeiros conceitos dessa tecnologia, o entendimento profundo de como a Inteligência Artificial funciona, seus diversos campos de estudo, funcionamento de modelos de Machine Learning, para que todos possam entender realmente o passado, o que vivemos atualmente e o futuro jamais visto pelo grande poder das máquinas.
“Todos os aspectos das nossas vidas serão transformados, e isso pode ser o maior evento na história da nossa civilização”. – Stephen Hawking